quarta-feira, 5 de novembro de 2014

2 meses de Berlin, e ai?

Estou em Berlin há dois meses e me encantando cada vez mais com a cidade. O choque cultural é sim muito grande, não tem como. Para pessoas que como eu, nunca haviam saído do Brasil, e chegam em outro país, existe um choque muito grande. 
A cidade é lindíssima e me encanta até hoje, e vai me encantar até o último dia. Para os amantes de história a cidade é repleta. Você passa em uma avenida indo ao trabalho, simplesmente ao lado do Muro de Berlin. É história e beleza para todos os lados.

Mesmo sendo uma capital, possui muitos parques e verde na cidade, isso me impressionou muito.
 O transporte público é sensacional, tendo metro, trem, ônibus e tram (bonde) por toda a cidade. Você chega em qualquer lugar com eles.
 A cidade é muito cosmopolita, ouve- se muitas línguas diferentes ao longo do dia.

Meu curso de alemão começou há dois meses, eu senti um avanço incrível, claro preciso melhorar muiiiito ainda, mas cresci em dois meses o que um curso no Brasil levaria com certeza no mínimo 10 meses. Ainda tenho problemas com vocabulário, e muitas outras coisas mas consigo me virar de certa forma no dia-a-dia.

No primeiro mês cheguei , foi feita a alocação dos alunos nos apartamentos, começou a burocracia da papelada, como : visto, conta em banco. E deram -se  incio as aulas. 

Deixo com vocês algumas imagens da cidade, pontos onde visitei. 

Abraços a todos.      


Treptower Park

East Side Gallery  - Muro de Berlin 

East Side Gallery  - Muro de Berlin 

Relógio Alexander Platz


Fernsehturm Alexander Platz

Apresentação

Oi pessoal !!! Estou começando hoje a postar sobre a minha ida a Alemanha para intercâmbio. Irei estudar lá durante 1 ano e meio, fazendo o curso de alemão e depois um ano de faculdade. Fui aceito na TU Dresden, mas isso somente quando já estava aqui.(Irei explicar todo o processo depois). 

Vou começar por mim, sou natural da cidade de Franca- SP, e fui estudar na cidade de Juiz de Fora - MG, fui para estudar Engenharia Mecatrônica no Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais - Campus Juiz de Fora, é o curso que sempre quis fazer, e gosto muito do que faço. Dessa forma, aos poucos comecei a ouvir sobre um tal programa Ciências sem Fronteiras e pensei em concorrer quando estive mais no meio do curso. Quando ouvi do programa , achei que era uma coisa muito difícil de conseguir, que pouquíssimas pessoas conseguiam, mas conforme pesquisando sobre o programa percebi que não seria difícil, apenas seria necessário estudar bastante, e ir atrás de todos documentos necessários.

Ai veio a segunda pergunta, em que país eu iria me candidatar? A única língua estrangeira que eu tinha conhecimento até então era o espanhol, mas para meu curso não de grande valia. Surgiu então a oportunidade de aulas de alemão particular com um colombiano que estava de intercâmbio na cidade. Aos poucos fui aprendendo, e estudando para mais na frente tentar a prova do OnDaF (Prova de proficiência em alemão) e ver se eu teria condições de ir para a Alemanha.

Em setembro de 2013 abriu então as inscrições para o Ciências sem Fronteiras e eu optei por concorrer por bolsa na Alemanha. Assim, continuei estudando e consegui o mínimo necessário na prova de proficiência. Passei por todos os processo na minha faculdade, e depois foi só mandar os documentos necessário pro Csf . Ai começou a espera para qual cidade eu iria estudar o alemão.

Veio então a tão esperada notícia Berlin, sim Berlin eu iria morar em Berlin. 

Cá estou eu agora há 2 meses morando em Berlin essa cidade linda e maravilhosa.